terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Fotos (tão esperadas) do I Curso de Cuidadores realizado pela empresa GERIATRIX

                 Galera do curso, tímida por enquanto

            Palestrantes: Diana Viana (psicóloga) Cristiane Peixoto (fisioterapeuta) e Michele (enfermeira)
                      Idealizadores e patrocinadores do Curso!!!!!
                    Alunos do IFES
                   Cuidador também faz alongamento!!!!

                            Patrocínio e Propaganda

                           Aula Prática do cuidado com o idoso

Idosos hipertensos são mais vulneráveis à diminuição das habilidades neurológicas

Uma pesquisa realizada por estudiosos americanos da Harvard Medical School mostrou que os idosos hipertensos precisam dobrar a atenção sobre a pressão arterial. O controle da pressão é fundamental a todas as pessoas que sofrem de hipertensão, mas, em especial, àquelas que estão na terceira idade, pois o descontrole piora a capacidade neurológica dos pacientes com mais de 65 anos.

A pesquisa compilou os resultados de um acompanhamento feito desde 1963. Para avaliarem a evolução neurológica, os estudiosos selecionaram 357 homens em boas condições clínicas e pressão arterial estável. O estado saudável destes participantes foi notado desde o início do estudo até, no mínimo, os três anos seguintes.

A partir de 1993, os participantes passaram por testes neuropsicológicos. Os testes serviam para verificar as condições da memória recente e a fluência verbal.

Os resultados apontaram que os hipertensos que não controlavam a pressão apresentaram resultados piores, se comparados aos participantes que não sofriam de hipertensão. A piora dos resultados foi duas vezes e meia pior nos hipertensos, mesmo quando foram comparados aos participantes com mais de 80 anos.

A diminuição das funções neurológicas, como a memória, é um problema característico do avançar da idade. Como a hipertensão arterial atinge cerca de 60% da população idosa, o resultado do estudo mostra a necessidade de um controle rígido da pressão arterial.

Controle a hipertensão
Simples mudanças de hábitos são, muitas vezes, capazes de manter a pressão arterial adequada. Entre as mudanças de estilo de vida, as que mais trazem sucesso na queda da pressão são a redução do consumo de sal, a prática regular de atividade física e uma dieta rica em verduras, legumes, grãos integrais e frutas.

De acordo com o cardiologista Heno Lopes, do Instituto do Coração, em São Paulo, o conjunto de medidas saudáveis resulta em mais um ganho: a redução de peso. Manter o ponteiro da balança equilibrado também é essencial, já que a chamada gordura abdominal está por trás de muitos casos de hipertensão. Estudos mostram que uma redução de 5 a 10% de peso já faz efeito.

Mais um conselho do especialista é controlar o consumo de álcool. Heno ressalta que as latas de cerveja não devem passar de duas por dia, por exemplo. Abandonar de vez o cigarro, um dos grandes vilões da pressão elevada, é mais uma medida eficaz.
fonte: site UOL!!!

15 dicas para garantir o pleno desenvolvimento do seu bebê

Não se assuste! O seu bebê continuará a crescer rapidamente nos próximos meses. O menino aos oito meses pesa, em média, de 6,50 kg a 8,50 kg. As meninas pesam, em média, 250 g menos do que os meninos (6,25 kg a 8,25 kg). Por volta dos 12 meses, os bebês tendem a triplicar o peso com o qual nasceram e medem de 71 a 81 cm de altura. O tamanho da cabeça aumentará menos que nos primeiros seis meses. O tamanho médio da cabeça aos 8 meses é de 45 cm de circunferência; aos 12 meses é de 47 cm. Contudo, cada bebê tem seu ritmo próprio de desenvolvimento.

Quando o bebê começar a ficar de pé sozinho, você pode achar estranha a postura dele. A barriga é protuberante, e as costas ficam envergadas e oscilando para frente e para trás. Embora pareça esquisito, essa postura é perfeitamente normal e só vai se firmar mais quando o bebê desenvolver um maior senso de equilíbrio, entre os 12 e 24 meses de vida.

O pé do bebê é chato porque com esta idade ele é recoberto por uma grossa camada de gordura. Mas entre o segundo e o terceiro ano de vida, a gordura some e a curvatura do pé vai aparecer. 

Dicas para o desenvolvimento intelectual do bebê
- Converse com o bebê durante as trocas de fraldas, no banho, na hora de comer, durante as brincadeiras, passeios, e mesmo no carro, usando sempre a linguagem dos adultos;

- Dê bastante aconchego ao bebê : carregue-o sempre, abrace-o, e tenha bastante contato físico (pele com pele), para estimular um senso de segurança e bem estar no bebê;

- Preste atenção ao humor dele. Aprenda a "decifrar" suas manifestações: atenda-o quando estiver irritado e compartilhe com ele os momentos em que ele estiver contente;

- Estimule o bebê a brincar com blocos, que ajudam a desenvolver a coordenação entre as mãos e os olhos, a atividade motora e o senso de competência;

- Se você fala outro idioma, use-o em casa;

- Leia para ele todos os dias;

- Adapte sua casa para se torne um ambiente seguro quando o bebê começar a engatinhar ou a andar;

- Evite ao máximo submeter o bebê a situações estressantes ou traumáticas (físicas ou psicológicas);

- Brinque de esconde-esconde para desenvolver a memória do bebê;

- Faça com que o bebê veja outras crianças com os respectivos pais;

- Passe um tempo sentado no chão brincando com o bebê todos os dias; - Dê a ele brinquedos educativos e apropriados à idade dele, mas que sejam também seguros;

- Ensine o bebê a fazer "tchau" com as mãozinhas e a balançar a cabeça para dizer "sim" e "não";

- Respeite o bebê quando ele não se sentir à vontade na presença de pessoas estranhas;

- Certifique-se de que as outras pessoas que cuidam dele entendam a importância de desenvolver um relacionamento baseado em amor e bem estar para o bebê, e também de que lhe dêem atenção e cuidados constantes.
fonte: site UOL

Sons emitidos pelo bebê podem auxiliar diagnóstico de autismo, diz estudo!!

Cientistas americanos acreditam ser capazes de distinguir bebês autistas a partir dos sons que eles produzem.
Usando tecnologia para análise das vocalizações emitidas por 232 crianças com idades entre dez meses e quatro anos, os especialistas da University of Kansas identificaram diferenças nos sons emitidos pelas que foram diagnosticadas como sendo autistas.
A tecnologia permitiu diagnósticos corretos em 86% dos casos.
Estudos anteriores indicaram uma associação entre características vocais e autismo, mas, até hoje, o critério voz nunca foi usado no diagnóstico da condição.
O estudo americano foi publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.
Autismo é o nome dado a um grupo ou "espectro" de condições caracterizadas pela inabilidade de comunicação ou empatia com o outro, falta de traquejo social, traços obsessivos e comportamentos repetitivos.
Universal
Os cientistas americanos analisaram quase 1.500 gravações com um dia de duração feitas através de aparelhos fixados nas roupas das crianças.
Mais de três milhões de sons infantis foram usados na pesquisa, diz o estudo.
Os pesquisadores se concentraram em 12 parâmetros específicos associados ao desenvolvimento vocal do bebê.
Entre eles, o mais importante foi a habilidade da criança emitir sílabas bem formadas a partir de rápidos movimentos da mandíbula e língua.
Os especialistas acreditam que esses sons constituem as fundações das palavras.
Nas crianças autistas com até quatro anos de idade, o desenvolvimento nesse parâmetro é mais lento.
"Essa tecnologia poderia ajudar pediatras a fazer testes de autismo para determinar se o bebê deve ser examinado por um especialista para diagnóstico", disse o pesquisador Steven Warren, da University of Kansas, um dos envolvidos no estudo.
Ele explicou que a nova técnica pode identificar sinais de autismo aos 18 meses de idade. Atualmente, a média de idade das crianças diagnosticadas com a condição nos Estados Unidos é 5,7 anos.
E quanto mais cedo é feito o diagnóstico, mais eficazes são os tratamentos, acrescentou o especialista.
Outro ponto forte da tecnologia, ele explica, é que ela se baseia em padrões sonoros ao invés de palavras e pode ser usada para testar crianças de qualquer país.
"Pelo que sabemos, os aspectos físicos da fala humana são os mesmos em todas as pessoas", disse Warren.
fonte: BBC Brasil

Sobrepeso pode atrasar desenvolvimento motor do bebê, sugere estudo

Bebês gordinhos podem ser adoráveis, mas o sobrepeso pode atrasar seu desenvolvimento motor - incluindo as habilidades de rolar, engatinhar e sentar -, segundo estudo da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Avaliando 215 bebês em diversos momentos até os 18 meses de idade, os pesquisadores observaram que mais de 70% apresentaram sobrepeso no período, e essas crianças mais gordinhas tinham maior probabilidade de ter atraso no desenvolvimento motor
As análises mostraram que 20% daqueles acima do peso tiveram esse atraso indicado em testes de 14 a 21 habilidades, e 23% dos bebês que apresentaram níveis acima da média de gordura na barriga, no braço e na parte de cima das costas também apresentaram problemas no desenvolvimento motor. Os pesquisadores observaram, por exemplo, que a incapacidade de permanecer sentado por 30 segundos era duas vezes mais comum em bebês com sobrepeso do que naqueles com peso e níveis de gordura normais.
Desenvolvimento motor
Geralmente, um bebê de três meses equilibra sua cabeça, senta com apoio e rola; com seis meses, senta sozinho e rasteja, porém, se tem atraso no desenvolvimento, com esta idade, não consegue ficar sentado por 30 segundos sem apoio e nem rola. Com 18 meses de idade, problemas no desenvolvimento motor fazem com que não tenham equilíbrio para andar para trás e para os lados ou para se manter sobre um pé por dois segundos. Normalmente as crianças começam a caminhar entre nove e 12 meses e, aos 18, consegue caminhar para trás e subir escadas.
“É importante que os pais ofereçam um espaço seguro, onde os bebês podem e são encorajados a explorar, mas bebês com sobrepeso podem limitar a exploração apropriada para a idade ao alcance de seu braço”, destacou a pesquisadora Meghan Slining. Apesar desses resultados, os especialistas destacam que, sem examinar outros grupos de crianças por meses e anos, não se pode saber se o excesso de peso e gordura corporal causa o atraso das habilidades motoras em crianças mais velhas.

Fonte: The Journal of Pediatrics. 15 de março de 2010.

Bebês são capazes de entender o ponto de vista de outra pessoa

PARA MINHA FASE MÃE COLOCAREI UNS POST SOMENTE SOBRE COMPORTAMENTO E COGNIÇÃO DE BEBÊS E CRIANÇAS!!! BJOS A TODOS E FELIZ 2011!!!!

Bebês de até sete meses conseguem perceber e compreender o ponto de vista de outra pessoa, segundo um novo estudo na revista "Science".
Antigamente considerava-se que essa habilidade, conhecida como "teoria da mente", só se desenvolvia a partir dos 3 ou 4 anos de idade.
"Crianças mais novas têm dificuldade em acompanhar cenários complicados", afirmou Ansgar Endress, psicólogo cognitivo do MIT e um dos autores do estudo. Assim, em vez disso, Endress e seus colegas usaram um cenário simples para testar as habilidades perceptivas de bebês e adultos.
Eles exibiram vídeos animados onde uma bola rolava por trás de uma parede e, a cada vez, ou ficava ali, ou rolava para fora do campo de visão, ou rolava para fora do campo de visão e retornava. Na animação também havia um personagem de cartum, mas nem sempre ele testemunhava o destino final da bola.
Os adultos foram capazes de determinar mais rapidamente onde estava a bola quando a opinião do personagem correspondia à verdadeira localização - indicando que os adultos levavam em consideração a perspectiva do personagem.
Embora esse monitoramento tenha sido mais difícil nas crianças, os pesquisadores descobriram que os bebês fitavam a tela por mais tempo quando a expectativa do personagem sobre o local da bola não correspondia à realidade.
A partir disso, eles deduziram que os bebês compreenderam o ponto de vista do personagem do vídeo.
Segundo ele, a pesquisa pode ajudar os psicólogos a entender melhor o funcionamento de uma sociedade.
"Se a pessoa quer trabalhar em conjunto, se quer cooperar, se quer se comunicar - isso só é possível quando se considera a perspectiva do outro", concluiu ele.