quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Avaliaçao neuropsicológica nas Epilepsias


Epilepsia é uma doença neurológica, podendo ser progressiva em alguns casos, sendo caracterizada por crises convulsivas recorrentes afetando 1% da população mundial. As crises convulsivas são uma descarga elétrica cerebral desorganizada que se propaga para outras regiões do cérebro levando a uma alteração da atividade cerebral. Os “porquês” das convulsões são variados. Variados também são: os tipos de crises, o quanto elas acometem as funções cognitivas e o prognóstico (diagnóstico futuro).
Segundo a Liga Brasileira a epilepsia, como qualquer problema médico crônico, afeta não somente a pessoa que sofre de epilepsia, mas também sua família. O impacto da epilepsia em uma família depende parcialmente do tipo e da freqüencia das crises. Se a epilepsia é pouco controlada, ela pode desestabilizar a família e reduzir suas reservas financeiras e emocionais.
Falando em avaliação neuropsicológica, ela se faz necessária para determinar o local da disfunção cerebral (junto com os exames de neuroimagem); informa sobre as áreas cerebrais intactas, sobre o funcionamento da área da lesão e da área contralateral; formula hipóteses prognósticas e avalia o efeito da(s) medicação usada e o pré e pós operatório quando necessário.
Por vezes são usadas baterias fixas, que informar sobre o funcionamento geral cognitivo e são de fácil comparação com os resultados. Há casos que devem ser usadas baterias flexíveis, com de testes específicos para aprofundar o conhecimento sobre as funções cognitivas de alguns pacientes. Em avaliações pré operatória, devemos primeiramente conhecer o funcionamento atual, delimitar o hemisfério dominante, verificar as alterações do hemisfério oposto para poder auxiliar na decisão cirúrgica. Já o pós operatório podemos identificar se há alterações, comparando com os resultados anteriores além de traçar as possibilidades de tratamento e/ou reabilitação.
Percebe-se que há maior comprometimento, no caso de crianças, quando as crises ocorrem antes dos 5 anos, sendo uma epilepsia sintomática do tipo tônico-clônico generalizada, ou em casos de crises parciais complexas com freqüência elevada. No casa de adultos que apresentem a doença, como ele já esta com o desenvolvimento completo, devemos averiguar quais são as possibilidades, os “porquês” das crises estarem ocorrendo.
Os principais testes para uma avaliação infantil, você conhece abaixo, estando relacionado com a função cognitiva.
Atenção: Trail Making, Códigos, Dígitos, D2
Memória: Recuperação de Histórias, Memória para Desenhos, Rey, RAVLT
Praxias: Piaget-Head, Bender, Rey, Cubos, Armar Objetos
Linguagem: Teste das Boquinhas, Teste de Nomeação, Avaliação da Compreensão de Leitura
Funções Executivas: Semelhanças, Compreensão, Aritimética, Arranjo de Figuras, Rey, Cubos, Wisconsin, Torre de Hanói
Personalidade: Observação Lúdica, HTP, Desenho-História
Importante no pré operatório saber qual o hemisfério dominante, com isso temos a possibilidade de usar o teste BTN.

Obs: os testes citados, alguns são validados pelo Conselho Federal de Psicologia, podendo ser aplicado apenas por psicólogos. Os que não estão validados devem ser usados apenas para uma visão qualitativa das funções cognitivas.

ABÇS NEUROPSIS

fonte de consulta: site da Liga Brasileira de Epilepsia

2 comentários:

  1. Ola Diana
    Adorei seu Blog. Sou Pedagoga - Psicopedagoga, Vou começar a fazer Neuropsicologia e tbm sou futura Psicologa rsssss Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. OI ANE!!!fique firme, procure uma boa pós graduação e vá em frente que são duas profissões que se completam e com a neuro vc vai usar muito a psicopedagogia!!!eu tenho vontade de fazer pedagogia mas não tenho pique para tal!!!!
    bjosss e boa sorte!!!!:D

    ResponderExcluir