sábado, 26 de junho de 2010

ABRAFIN - Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional

Questões retiradas da abrafin.org.br para esclarecer sobre a fisioterapia neurofuncional!!

PERGUNTAS E RESPOSTAS:
P - O que é Fisioterapia Neurofuncional?
R - Fisioterapia Neurofuncional é a área da Fisioterapia que atua nas sequelas resultantes de danos ao Sistema Nervoso, abrangendo tanto o Sistema Nervoso Central como o Periférico.
P - Quais pacientes utilizam os serviços do fisioterapeuta neurofuncional?
R - São usuários dos serviços do Fisioterapeuta Neurofuncional, crianças e adultos com sequelas de diferentes complexidades e distribuições corporais tais como hemiplegias, paraplegias, cerebelopatias, disfunções vestibulares, parkinsoninsmo, polineuropatias, miopatias, doenças do neurônio motor, etc.
P - Porquê é necessário que o atendimento fisioterapêutico neurofuncional seja especializado?
R - As síndromes resultantes dos danos ao sistema nervoso diferem entre si dependendo da região atingida.  As disfunções motoras e sensoriais decorrentes de dano neurológico interferem qualitativamente e quantitativamente no desempenho das atividades de vida diária, laborais e de lazer. Assim sendo, o fisioterapeuta neurofuncional precisa ter conhecimento especializado e manter-se atualizado sobre:
• o funcionamento do sistema nervoso e seu potencial plástico,
• as repercussões funcionais das lesões por ele sofridas e
• os recursos fisioterapêuticos de eficácia cientificamente comprovada mais adequados a cada condição.
P - Qual é o espectro de atuação do fisioterapeuta neurofuncional?
R - A complexidade da atuação deste profissional compreende a avaliação, elaboração do diagnóstico cinético-funcional, prescrição e tratamento das alterações neurofuncionais, bem como o desempenho de ações relacionadas à prevenção tanto primária como secundária.
P - Em quais cenários atua o fisioterapeuta neurofuncional?
R - A fisioterapia neurofuncional se aplica a diversos cenários, tais como UTIs, ambulatórios, unidades de internação, centros de reabilitação, centros desportivos adaptados, comunidades, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário