quarta-feira, 23 de junho de 2010

Estratégias para (manter) e melhorar a memória!!!

É importante conhecermos algumas maneiras simples de melhorarmos a memória.  Aqui estão cinco estratégias para melhorar a memória baseados em pesquisas científicas:

1) Sono – O sono há tempos foi identificado por cientistas como o estado em que nossos corpos otimizam e consolidam novas informações adquiridas e as armazenam como memória.  Um novo estudo na Nature Reviews Neuroscience fornece mais evidência de que um sono adequado é um ingrediente chave na melhora da memória.

2) Alimentação – É sabido que uma alimentação ruim afetará negativamente sua memória. Existem fortes evidências científicas que uma dieta rica em Omega-3, vitamina B e antioxidantes é importante para a saúde do cérebro.

3) Relaxamento – Desestressar e meditação são também maneiras cientificamente aceitas de melhorar sua memória.  Num estudo muito divulgado sobre meditação, uma forte argumentação foi feita de que a prática diária da meditação engrossa as partes do córtex cerebral responsáveis pela tomada de decisão, atenção e memória.

4) Exercícios Físicos – Um estudo recente da Universidade da Pennsylvania sobre exercícios e memória descobriu que pessoas que praticavam rotineiramente exercícios com atenção mostraram melhorias mensuráveis em “desempenho cerebral”.  Um dos autores do estudo relatou que “Memória de trabalho é uma característica importante do desempenho cerebral. Não apenas ela protege contra distração e reações emocionais, mas ela também oferece um espaço mental para garantir decisões e planos de ação rápidos e raciocinados. Desenvolver desempenho cerebral através de treinamento com atenção pode ajudar qualquer um que precise manter um desempenho de ponta face a circunstancias extremamente estressantes...”

5) Estímulo Cognitivo – Finalmente, não é nenhum segredo que participar regularmente de treinamento cerebral ajuda a melhorar a memória.  Num estudo publicado pelo Dr. Bernard Croisile sobre a ferramenta utilizada pelo Cérebro Melhor, os resultados dos usuários foram analisados após completarem 500 exercícios ao longo de 18 semanas. Na média, esses usuários melhoraram sua memória em 13,9%, com uma melhora geral de 15,6% nas habilidades cognitivas. Resumindo, desafiar sua memória com os jogos do Cérebro Melhor foi comprovado cientificamente que melhora a memória.

Dicas para implementar essas cinco simples estratégias de melhoria da memória:
• Vá para a cama um pouco mais cedo para dormir mais;
• Comece a comer mais comidas ricas em Omega-3, vitamina B e antioxidantes, como peixe, abacate e castanha;
• Leia um livro sobre meditação e/ou se inscreva numa aula e experimente;
• Se você já não está exercitando pelo menos três vezes por semana, comece fazendo caminhadas de 20 minutos até que você tenha condicionamento suficiente para expandir seu programa de exercícios;
• Faça exercicios cognitivos!!
Quer saber como!! Entre em contato com nosso Serviço e descubra!!!!
Abçs!!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário