segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Facilitando o Vestir no Alzheimer

Em fases mais avançadas da doença de Alzheimer precisamos de “facilitadores” para determinadas atividades diárias, como o vestir. Sendo assim, resolvi escrever (emprestado do site reabilitaçãocognitiva.org) algumas sugestões sobre roupas e sobre outras questões relacionadas a essa atividade diária:
- Organize as roupas em ordem
Se o cliente é capaz de se vestir, mas fica confuso com a ordem das roupas (por exemplo: coloca a cueca antes da calça), tente deixar as roupas organizadas da seguinte forma: na pilha de roupas deixe a roupa íntima por cima das demais.
- Retire do armário e  das gavetas as roupas fora de época 
o ideal é que as roupas de outras estações sejam removidas: na época de calor retire as roupas quentes, não as deixe onde o cliente tem fácil acesso e evite inadequações e desconforto por causa do vestuário.
- Coloque as roupas no cesto, quando o cliente não estiver prestando atenção
Para evitar que as roupas sujas ou que a mesma roupa seja usada por vários dias, coloque a roupa suja no cesto quando o cliente não estiver prestando atenção (claro que isso só é válido para aqueles clientes que resistem a trocar de roupa!). Certifique-se de colocar roupas e sapatos usados fora do alcance do cliente no final do dia para evitar que a roupa seja novamente vestida no outro dia.
- Segurança em primeiro lugar
Sempre que possível incentive e oriente o cliente a estar sentado em uma cadeira enquanto se veste ou despe.
- Se necessário, minimize o comando verbal e utilize o toque e o gesto para a parte do corpo ou para a peça de vestuário que ele precisa vestir.
Essa orientação é bastante útil quando o cliente fica confuso ou se está ansioso (nunca prestamos a atenção nisso, mas o vestir tem muitas etapas e exige inúmeras habilidades sensório-motoras e percepto-cognitivas ou seja pode não ser fácil!!). Um exemplo seria: segurando a meia dizer “meias” e, se ele ainda não reagir com o comportamento adequado, você pode tocar levemente o pé do cliente e repetir “meia”.
- Calças elástico da cintura
Calças de cintura elástica tendem a ser confortáveis e fazem o uso do vaso mais fácil para o cliente e cuidador.
- Usar um tamanho ligeiramente maior
É mais fácil vestir e despir uma roupa é  que um pouco frouxa.
- Velcro Sapatos
Tentar colocar velcro nos sapatos para facilitar o colocar e o tirar os sapatos.

FONTE: maravilhoso site do reabilitacaocognitiva.org!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário