quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

TELEVISÃO ESTRAGA O CÉREBRO?
Temos certeza de que você já deve ter ouvido o velho ditado de que a televisão vai estragar seu cérebro. Talvez haja um pouco de verdade nisso. Primeiro, é óbvio que assistir televisão é uma atividade sedentária e passiva. Assistir televisão é uma escolha e, como a maioria das escolhas, existe um custo de oportunidade. Quando você assiste televisão, você deixa de fazer outras atividades que estimulam melhor o cérebro, como exercícios físicos ou leitura. Mas não aceite apenas a nossa palavra, pois a ciência está aí para sustentá-la. Muitos neurocientistas de destaque têm difundido a mensagem de que o uso excessivo de televisão pode não ser saudável. Um dos mais notáveis é o Dr. Amen, que acredita que assistir televisão é um dos fatores para aumento do TDA (Transtorno de Déficit de Atenção) em nossa sociedade.
No Jornal Americano de Medicina Preventiva (American Journal of Preventive Medicine), um estudo publicado em abril chamado Televisão e Atividade Baseada em Tela e Bem-estar Mental em Adultos  deu mais suporte para a ideia de que assistir televisão em excesso pode ter um efeito adverso no cérebro. O estudo examinou a conexão entre comportamento recreativo sedentário (baseado em televisão e entretenimento baseado em tela) e saúde mental.
O estudo foi conduzido pela revisão de dados pesquisados de 3920 homens e mulheres da Pesquisa da Saúde Escocesa de 2003. A esse grupo amostral foi aplicado um questionário de saúde geral e também um de saúde mental. Também foi medido o tempo dedicado a assistir televisão ou outro entretenimento baseado em tela, a prática de atividades físicas e a capacidade física. Aproximadamente um quarto dos participantes do estudo dedicava pelo menos quatro horas por dia ao entretenimento baseado em tela.
Após todos os dados terem sido ajustados, verificou-se que esse grupo tinha um índice de problemas com saúde mental muito mais alto do que os que assistiam menos televisão. Isso levou os pesquisadores a concluir que comportamentos sedentários durante o tempo de lazer é independentemente associado às notas ruins de saúde mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário