terça-feira, 1 de dezembro de 2009

ANESTESIA GERAL E DISFUNÇÃO COGNITIVA EM CRIANÇAS E IDOSOS

Sabemos que a anestesia geral é um facilitador da cirurgia moderna e de intervenções médicas , sendo considerado é uma das grandes descobertas do meio médico.

Quase todos os anestésicos modernos são derivados do Éter, no entanto, muita coisa sobre essas drogas ainda permanece misteriosa. Por exemplo, ainda hoje, os médicos estão confusos quanto ao motivo exato dos anestésicos causarem inconsciência em pacientes (dá para acreditar nisso???).

Mistérios à parte, os médicos estão felizes com o uso dos anestésicos e garantem que seu uso é feito de forma segura. Eles afirmam que se usado em pessoas saudáveis e nas doses corretas, essas drogas raramente causam sérias complicações ou efeitos colaterais, sendo baixo o risco de morte em pacientes submetidos à anestesia geral, por exemplo, de 1 em 250.000.

No entanto, investigações recentes sobre a ação desses produtos à nível celular, mostram uma possibilidade preocupante a longo prazo: que os anestésicos gerais podem potencialmente contribuir para a disfunção cognitiva em pacientes vulneráveis, como os muito jovens e os muito idosos.

Em 2007, o Dr. Zhongcong Xie, professor adjunto da anestesia no Hospital Geral de Massachusetts, e colegas publicaram o primeiro de uma série de estudos demonstrando que os anestésicos gerais comumente usados podem causar a morte celular e acúmulo de placa nas células cerebrais -uma potencial marca da doença de Alzheimer. Mais recentemente, na Clínica Mayo, em Minnesota, o anestesiologista Dr. Robert Wilder publicou um estudo que encontrou uma ligação entre a exposição à anestesia e cirurgia na infância à dificuldades na aprendizagem em épocas posteriores da vida. Ambos os médicos foram abordados com perguntas, mas como eles têm apenas os dados iniciais da pesquisa, não puderam oferecer conselhos tranquilizadores ou certezas. “O que posso dizer? Nós não temos qualquer resposta”, diz Xie. “Temos alguns sinais preocupantes, mas não podemos concluir que essas drogas causam danos cerebrais em pessoas.”

Wilder também foi cauteloso e precavido na sua resposta: “Tudo o que podemos dizer aos pais, no momento, é que não se deve fazer procedimentos desnecessários nas crianças – mas disso nós já sabíamos”, diz ele.

O impacto dos anestésicos gerais foi tema de debate na convenção anual da Sociedade Americana de Anestesiologistas (ASA), em Nova Orleans no final de outubro, e com certeza ainda iremos escutar falar muito disso, tendo em vista essa relação preocupante e pouco esclarecida.

Se quiser ler o post original e completo, acesse o caderno de ciência e saúde do site TIME.

FONTE - Ana Katharina Leite - site: www.reabilitacaocognitiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário