segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

NEUPSILIN

Hoje vamos falar do Neupsilin, um teste novo, comercializado pela vetor, que avalia os seguintes processos cognitivos: orientaçao temporo-espacial, atençao concentrada, percepçao visual, os 5 sistemas de memória (trabalho, verbal, episódica-semântica, visula e prospectiva), habilidades aritméticas, componentes de linguagem oral e escrita (linguagem automática, nomeaçao, repetiçao, compreensao oral e escrita, leitura, escrita copiada, espontanea e ditada), praxias e por fim dois subprocessos das funçoes executivas (resoluçao de problemas e fluencia). É um teste que foi construído frente à necessidade de um indtrumento neuropsicológico de breve aplicaçao, tendo dois focos - 1) a avaliçao neuropsicologica breve de populaçoes neurológicas e 2) criar um perfil neuropsicológico de indivíduos de 12 a 90 anos, de no mínimo 1 ano de estudo. Sua aplicabilidade se estende desde criar um perfil de desenvolvimento e ainda gerar hipóteses diagnósticas e delineamento preliminar de planos de reabilitaçao de populaçoes clínicas, tais como paciente com lesões unilaterais vítimas de AVC (derrame), TCE (traumatismos), esclerose multipla, entre outros. Atualmente é o primeiro instrumento usado no Ambulatório de Neuropsicologia do HC de Porto Alegre.
Se quiser saber mais, conhecer o intrumento ou ainda marcar uma avaliaçao ligue ou deixei seu recadim aqui no blog!!!
Saudaçoes Neuropsis!!!!

FONTE: Livro Avaliação Neuropsicológica - Ed. Vetor

10 comentários:

  1. gOSTARia de saber como faço para adquirir o teste. Faço pos graduação em neuropsicologia.

    ResponderExcluir
  2. OLA ANONIMO!! ENTRE NO SITE NA EDITORA VETOR, ESTE TESTE É VENDIDO E VALIDADO PELO CONSELHO. É UMA EXCELENTE OPÇÃO PARA AVALIAÇÕES DE SUSPEITA DE HEMINEGLIGENCIA, PÓS-AVC, TRAUMATISMOS... E RASTREIO PARA OUTROS PROBLEMAS COGNITIVOS!!!

    ResponderExcluir
  3. Sou psicologa e gostaria de saber se é possível, por meio deste teste, traçar o perfil cognitivo de pessoas acometidas pela doença de Machado- Joseph. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. é possivel traçar um perfil sim, todavia se ele nao estiver muito comprometido, que no caso dessa doença pode atacar a visão e os movimentos. Mas teria como vc avaliar a memória auditivo/verbal, a atenção, linguagem, capacidade de leitura, as funções executivas... se ele tiver comprometimento grave motor dá pra fazer tarefas que ele possa falar; já tarefas de praxia por exemplo vai ficar dificil fazer!!!inclusive esse perfil iria ajudar em futura propostas de reabilitação que ele pode vir a realizar para melhorar o todo!!! ajudei??!!

    ResponderExcluir
  5. Olá, apenas uma correção: NEUPSILIN - Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve.

    ResponderExcluir
  6. Sou psicopedagoga e gostrai de saber se posso aplicar este teste?
    abs,
    marly

    ResponderExcluir
  7. OLA MARLY,

    ESTE INSTRUMENTO É VENDIDO PELA EDITORA VETOR E RESTRITO A PSICÓLOGOS!!!

    ABÇS!!!

    ResponderExcluir
  8. OLÁ PRECISO AVALIAR IDOSOS PARA SABER SE TEM ALZHEIMER, ESSE TESTE ME MOSTRARA O GRAU DA DEMÊNCIA?

    FRANCIELLI

    ResponderExcluir
  9. Ola Francielli...não mostra o grau de demencia, mas o nivel de comprometimento em algumas funções cognitivas que vão dizer se ha criterios diagnosticos para a Doença de Alzheimer!!!

    ResponderExcluir
  10. Ola el teste esta en ingles o solo en portugues?

    ResponderExcluir