domingo, 21 de março de 2010

A importância dos Testes (neuro)psicológicos!!!

Você sabe se seu filho está preparado?
03/03/2010 - 14h19 (Andresa Alcoforado - Da Redação Multimídia)
Falta de atenção ou irritação na hora de estudar são problemas facilmente identificados por pais ou até professores em
Os testes ajudam a identificar possíveis problemas de aprendizagem relacionados com a atenção e memória  ou até mesmo algum comprometimento das funções cerebrais
salas de aula. Mas não basta a simples constatação: muitas vezes a criança precisa de ajuda para que estes episódios não se tornem frequentes. A dica é buscar ajuda de um profissional e os testes feitos em consultórios de psicologia podem ter bons resultados.

Para a psicóloga Diana Viana, os testes ajudam a identificar possíveis problemas de aprendizagem relacionados com a atenção e memória  ou até mesmo algum comprometimento das funções cerebrais."Nesses testes diagnosticamos facilmente dislexia (problemas de leitura), discalculia (deficiência principalmente na matemática) e problemas de escrita e compreensão. Uma dificuldade na leitura, por exemplo, acaba acarretando deficiência em várias matérias", afirma Diana.

Os pais podem utilizar os testes para mapear a capacidade de cada criança. Sabendo as facilidades e dificuldades das crianças fica mais fácil ajudar. "Uma criança que tem diagnosticado um déficit de atenção e hiperatividade pode ser tratada de forma mais coerente. Podemos encontrar interesse nessa criança por alguma outra atividade que a ajude a superar o problema. Mas é importante buscar profissionais capacitados, especialistas na área", acrescenta.
O que dá para fazer em casa?
Os pais precisam estar atentos a todas as atividades dos filhos na escola, não só quando eles tem dúvidas. Criar novas tarefas para ele fora da escola é muito bom. Mas, se mesmo assim,  uma dificuldade é encontrada, é importante buscar ajuda, como um reforço escolar e/ou orientação de um psicopedagogo.


reportagem na íntegra acesse o gazetaonline.globo.com!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário