quarta-feira, 31 de março de 2010

Comunicação e Alzheimer!!!!!

RETIRADO DO SITE REABILITACAOCOGNITIVA.ORG!!! EXCELENTE!!!!
Comunicação é tudo!!!  Saber se comunicar com pessoas com Alzheimer em fases mais avançadas também é muito importante. Sendo assim, vamos aprender com esse post do Alzheimer’s Reading Room como fazer isso da melhor forma:

1. Faça contato visual. Sempre ao abordá-los cara a cara, faça contato visual. Use o seu nome, se for necessário. É vital que eles realmente vejam você e que a atenção esteja focada em você. Sempre o aborde da frente, se aproximar e falar do lado ou de trás pode assustá-los.

2. Fique em seu nível. A cabeça dele deve estar no mesmo nível da sua cabeça. Flexione os joelhos ou sente-se para chegar a esse nível. Não passe o braço sobre eles, isso pode ser assustador e intimidante. Els não pode se concentrar em você caso esteja focado em seu medo.

3.Diga a ele o que você vai fazer antes de fazê-lo. Especialmente, se você está indo tocá-lo. Ele precisa saber o que vem primeiro, para que  não pense que você está agarrando-o. (ISSO TAMBÉM SERVE PARA OS PROFISSIONAIS FISIOTERAPEUTAS!!!)

4.Fale com calma. Sempre fale de uma forma calma, com um tom otimista de voz, mesmo se você não se sentir assim. Se você está irritado ou agitado, ele pode se espelhar.

5.Fale devagar. Falar menos metade da sua velocidade normal, quando falar com eles. Tome uma respiração entre cada frase. Dê-lhes uma chance de pegar até suas palavras.

6.Falar em frases curtas. Falar em frases curtas e diretas, com apenas uma ideia para uma frase. Normalmente, ele só pode se concentrar em apenas uma idéia em um momento.
Só uma pergunta de cada vez. Deixe-o responder antes de fazer outra pergunta. Você pode perguntar quem, o quê, onde e quando, mas não por que. Porque é muito complicado. Ele pode tentar responder e ficar frustrado.

7.Não diga “lembrar”. Muitas vezes ele não é capaz de fazê-lo, e você está apenas apontando os seus defeitos. Isso é um insulto, e pode causar raiva e / ou constrangimento.

8.Use frases diretas, positivas e inclusivas. Por exemplo, dizer “Vamos aqui” em vez de “Não vamos aqui”. Ser inclusivo e não falando baixo, como se fosse com uma criança. Respeitar sempre o fato de que é um adulto, e tratá-lo como tal.

9. Não discuta com eles. Isso não leva a lugar algum. Em vez disso, valide seus sentimentos, dizendo: “Eu vejo que você está irritado (triste, chateado, etc …). Essa postura permite que ele saiba não está sozinho. Depois redirecioná-lo para outro pensamento, por exemplo, “Parece que você sempre esteve muito com a sua mãe (marido, pai, etc …). Você ama muito, não é? Diga-me sobre o tempo … ” Então, pergunte uma de suas histórias favoritas sobre essa pessoa.

Dicas como essas de comunicação podem ajudar muito a ter e trazer mais qualidade de vida em um contexto diário com pessoas com Alzheimer. Na vida, apesar de sempre sermos a mesma pessoa, temos que nos adaptar as situações, não é isso?? E a comunicação é uma das coisas que profissionais e cuidadores tem que saber adaptar.
Outra dica importante, essa por minha conta (Diana), é informar a familia e ao cuidador da importancia de não corrigi-lo e de não falar na frente dele (ou mesmo que for nas costas dele mas ele perceber que estão falando) o que ele tem feito de errado, dando problema... por muitas vezes já vi familiar falar : " ah, o fulano não me ajuda, reclama de tudo, não faz o exercício direito..." enfim, são algumas falas que o familiar/cuidador tem que ter o "insight" de não usar!!! Espero que tenham gostado!!!
acesse o site reabilitacaocognitiva.org!!! É algo brilhante feito por estrelas da reabilitação!!!!
abrçs neuropsis!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário