quinta-feira, 1 de abril de 2010

PRINCÍPIOS DA TERAPIA COGNITIVA-COMPORTAMENTAL - TCC

Esse texto elaborei pelo livro de Aaron Beck para tentar explicar para os pacientes o que é a terapia cognitiva comportamental (TCC), dizendo no que ela se baseia, qual a sua importância e seus conceitos!!!
bjosss e ótimo feriado!!!


PRINCÍPIOS DA TERAPIA COGNITIVA-COMPORTAMENTAL - TCC

1- É uma terapia que se baseia em uma formulação em contínuo desenvolvido do paciente/cliente e de seus problemas em termos cognitivos (pensamentos). Na terapia ocorre a identificação dos pensamentos e seus comportamentos disfuncionais;

2- A TCC requer uma aliança terapêutica segura, que envolve cordialidade,
empatia, atenção, respeito genuíno e competência;

3- É uma terapia que enfatiza colaboração e participação ativa do paciente/cliente e terapeuta;

4- É uma terapia orientada em metas e focalizada em problemas;

5- Inicialmente enfatiza o presente, iniciando a terapia com um exame do aqui-agora. A atenção volta ao passado em três circunstância: quando o paciente expressa vontade, quando o trabalho nos problemas atuais não conduzem a nenhuma mudança cognitiva ou quando o terapeuta julga importante;

6- A TCC é educativa, visa ensinar o paciente/cliente a ser seu próprio terapeuta e enfatiza prevenção de recaída;

07- É uma terapia que visa um tempo limitado, na maioria dos casos;

08- É um tipo de terapia estruturada, em cada sessão há uma estrutura a ser seguida;

09- A TCC ensina os pacientes a identificar, avaliar e responder a seus pensamentos e crenças disfuncionais;

10- É uma terapia que utiliza uma variedade de técnicas para mudar o pensamento, humor e comportamento.

Esses princípios básicos se aplicam a todos os pacientes, porém varia de acordo com cada indivíduo como a natureza de suas dificuldades, suas metas, suas habilidades de formar vínculo terapêutico forte, sua motivação para mudar, sua experiência prévia com terapia e suas preferências no tratamento.
Lembre-se - VOCÊ É FRUTO DAS SUAS ESCOLHAS, COMO DIZIA SARTRE... SÓ QUE MAIS QUE ISSO, VOCÊ É FRUTO DOS SEUS PENSAMENTOS... IMPORTE-SE COM A SUA PRÓPRIA OPINIÃO E NÃO COM QUE VOCÊ ACHA QUE OS OUTROS ACHAM DE VOCÊ!!!

2 comentários:

  1. como a TCC pode me ajudar na síndrome do pânico?
    Quais os recursos utilizados especificamente nesse caso?
    Todo psicólogo trabalha com TCC?

    ResponderExcluir
  2. OLA SANDRA...NÃO É TODO PSICÓLOGO QUE TRABALHA COM TCC NÃO!!! É IMPORTANTE VC PROCURAR PSICÓLOGOS QUE SIGAM ESSA LINHA - COGNITIVO COMPORTAMENTAL. DENTRO DA PSICOLOGIA EXISTEM VÁRIAS LINHAS, E QUANDO PROFISSIONAIS DECIDIMOS QUAL SE ENCAIXA MELHOR NO "PERFIL" OU INTERESSE DE CADA UM. NO MEU CASO É A TCC...MAS EXISTEM OUTRAS COMO A PSICANÁLISE (MUITO CONHECIDA MAS COM ALGUMAS CONTRVÉRSIAS AO MEU VER), GESTALT-TERAPIA, EXISTENCIAL...ENFIM!!
    MAS OLHA, A TCC É A LINHA MAIS EFICAZ SEGUNDO A OMS, PRINCIPALMENTE PARA CASOS COMO O SEU!! SE QUISER SABER MAIS E PROCURAR ALGUEM NA SUA REGIÃO VEJA NO SITE DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TERAPIA COGNITIVA (FBTC.ORG.BR)!!!ESPERO TER AJUDADO!!!

    ResponderExcluir