sexta-feira, 28 de maio de 2010

Cantar para idosos com Alzheimer ajuda memória

Cantar para idosos que sofrem de mal de Alzheimer contribui para a formação de novas memórias, uma das primeiras aptidões que eles tendem a perder. A conclusão é de um estudo da Universidade de Boston.

O pesquisador Brandon Ally e sua equipe decidiram realizar o estudo inspirados pela história de um homem com Alzheimer que conseguia se lembrar de notícias se elas fossem cantadas por sua filha, com a melodia de canções que ele conhecia.

Eles deram a 13 pessoas com Alzheimer e a 14 idosos saudáveis as letras de 40 músicas infantis desconhecidas para ler. Metade deles recebeu as letras acompanhadas das melodias e metade só tinha as palavras faladas.

Aqueles com o mal de Alzheimer foram capazes de reconhecer 40% da letra com música, mas apenas 28% das que só foram lidas. Os idosos saudáveis reconheceram 80% das letras, independentemente de terem sido cantadas ou faladas.

Segundo Ally, poucas coisas ajudam a aprendizagem de fatos novos para quem tem a doença. "É muito legal que escutar letras cantadas ajuda." Ele sugere que ensinar aos pacientes como eles devem tomar seus remédios quando eles estão na fase inicial da demência pode ajudá-los a ter uma vida independente por mais tempo.

Não se sabe ainda por que cantar ajuda, mas o pesquisador diz que a música envolve áreas do cérebro, incluindo as regiões subcorticais, que normalmente são poupadas até a pessoa atingir estágios mais avançados do Alzheimer. "A música também pode melhorar a atenção", acrescenta.

fonte: site Bol

Nenhum comentário:

Postar um comentário