domingo, 23 de maio de 2010

Seu Filho é especial!!!!

Seu filho é especial. Como toda criança, nasceu com um conjunto altamente distintivo de forças e de fraquezas e uma personalidade que lhe é peculiar. Agora que seu filho foi diagnosticado como tendo paralisia cerebral ou um transtorno dos movimentos, vocês possivelmente começarão a ouvir a palavra “especial” usada de diferentes maneiras. Médicos especialistas, terapeutas e professores podem dizer-lhes que vocês têm uma “criança especial” com “necessidades especiais”. Cada um desses profissionais pode explicar algumas das maneiras como a paralisia cerebral torna seu filho especial e pode oferecer sugestões sobre tratamento e cuidados de suas necessidades especiais. Todavia, provavelmente ainda têm muitas perguntas sobre o que esperar para o seu filho. “Paralisia cerebral” é uma expressão abrangente para diversos distúrbios que afetam a capacidade infantil para se mover e manter a postura e o equilíbrio. Esses distúrbios são causados por uma lesão cerebral que ocorre antes, durante ou dentro dos primeiros dias depois do nascimento. Essa lesão não prejudica os músculos nem os nervos que os conectam à medula espinal – apenas a capacidade do cérebro para controlar esses músculos. Dependendo de sua localização e gravidade, a lesão cerebral que causa os distúrbios de movimento de uma criança também pode causar outros problemas, que incluem deficiência mental, convulsões, distúrbios de linguagem, transtornos de aprendizagem e problemas de visão e audição.
Uma vez que a paralisia cerebral influencia o modo como as crianças se desenvolvem, ela é conhecida como uma deficiência (distúrbio) do desenvolvimento. Atualmente, nos Estados Unidos, existem mais pessoas com paralisia cerebral do que com qualquer outro distúrbio do desenvolvimento, incluindo a síndrome de Down, a epilepsia e o autismo.
Aproximadamente 2 crianças em cada 1.000 nascidas nos EUA têm algum tipo de paralisia cerebral. Ainda que as crianças com paralisia cerebral muito leve ocasionalmente se recuperem na época da idade escolar, a paralisia cerebral geralmente é uma deficiência que dura toda a vida. Na maioria dos casos, o movimento e outros problemas associados à paralisia cerebral influem no que uma criança é capaz de aprender e fazer, em graus variados, ao longo de sua vida. De que modo exatamente a paralisia cerebral afetará a vida de seu filho dependerá de vários fatores. Muitos destes – tais como a atitude do seu filho em relação à incapacidade dele, o apoio que lhe oferecem e os cuidados médicos, educativos e terapêuticos que ele recebe. Embora não possam predizer que o potencial do seu filho possa ser ainda maior do que aquele que se prediz para qualquer outra criança, certamente os pais podem (e devem) ajudar seu filho a alcançar seu potencial e a melhor qualidade de vida possível.
Voltando no nome “especial” para os nossos filhos...ter um filho especial é fácil, porque todos são!! Ter um filho especial e com necessidades especiais pode complicar um pouquinho, mas não é impedimento para felicidade...e muitas mães acham até que eles são MUITO mais especiais, porque cada ato, cada momento, cada vitória (que para nós vira parte do cotidiano) é digno da mais pura felicidade!! A felicidade de ser uma mãe com um filho com necessidades especiais não é saber talvez ele possa fazer uma faculdade, mas é saber que cada dia é vivido com grande intensidade, vivido plenamente, sentindo o gosto da vitória diariamente.

Referencia: Geralis, E. - Paralisia Cerebral

Nenhum comentário:

Postar um comentário