quarta-feira, 28 de abril de 2010

I semana do idoso - fotos

Essas são algumas fotos da I Semana do Idoso, em Cachoeiro de Itapemirim, promovida pela prefeitura, sob coordenação de Cristiane Peixoto, e com patrocinadores, incluindo o Serviço de Neuropsicologia Aplicada que promoveu avaliações breve, usando questionário MOCA Test!!! Agradecimentos a todos os participantes!!! Abraços Neuropsis!!!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

SEMANA DO IDOSO!!!!

DIVULGAÇÃO DA SEMANA DO IDOSO
EVENTO COM VÁRIAS ATRAÇÕES!!!! PARTICIPE!!!
ABÇS!!!!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

DISLEXIA!!!







VÍDEO PRÁTICO E SUPER ESCLARECEDOR SOBRE DISLEXIA!! COLOQUEI EM HOMENAGEM A QUERIDA TURMA DE PEDAGOGIA QUE TIVE OPORTUNIDADE DE CONHECER!!

domingo, 11 de abril de 2010

HABILIDADES SOCIAIS - parte 1

    Uma caracteristica básica do ser humano é a sociabilidade. É bastante improvável que a vida humana pudesse existir no isolamento social. Se a vida humana ocorre em sociedade podemos considerar que a dificuldade em interagir socialmente constitui um problema grave. O campo das habilidades sociais é um campo recente que vem recebendo cada vez mais atenção, principalmente pela relação existente entre o repertório de habilidades sociais e a saúde, a satisfação pessoal, a realização profissional e a qualidade de vida. Vários autores relatam que grande parte dos transtornos mentais envolvem principalmente problemas de comunicação e de relações interpessoais.
    Para melhor entender o conceito de habilidade social é importante definir o conceito de desempenho social, que se refere a qualquer desempenho ou seqüência de comportamentos que ocorrem em uma situação social, que podem ser caracterizados como socialmente competentes ou não. As habilidades sociais são aquelas classes de comportamentos existentes no repertório do indivíduo que compõem um desempenho socialmente competente. Uma pessoa pode ter as habilidades sociais em seu repertório e não usá-las em diversas situações por diferentes razões como ansiedade e crenças errôneas.
Entendendo alguns tipos de habilidades sociais:
-Habilidades sociais de Comunicação - capacidade de fazer perguntas e responder, pedir feedback,  (retorno), gratificar/elogiar, iniciar, manter e encerrar conversações;
-Habilidades sociais de civilidade - dizer por favor, agradecer, apresentar-se, cumprimentar, responder, despedir;
-Habilidades sociais assertivas, direito e cidadania - manifestar opinião, concordar/discordar, dizer não, fazer, aceitar e recusar pedidos, desculpar-se, admitir falhas, interagir com autoridades, estabelecer relacionamentos afetivos e/ou sexuais, encerrar relacionamentos, expressar raiva ou desagrado, pedir mudanças de comportamentos e lidar com críticas;
-Habilidades empáticas - parafrasear, refletir sentimentos, expressar apoio;
-Habilidades sociais do trabalho - coordenar grupo, falar em público, resolver problemas, tomar decisões e medir conflitos;
-Habilidade sociais de expressão de sentimentos positivos - fazer amizades, expressar solidariedade, cultivar o amor;
    Compreendeu um pouquinho o que são as habilidades sociais? No próximo post continuarei explicando sobre essa função tão importante nas nossas vidas!!!
Bom domingo!!!

Dieta e Cognição - Vale a pena saber!!!!!

Um novo estudo do departamento de Psicologia da Universidade Tufts mostrou que quando os carboidratos são eliminados das refeições as pessoas têm um desempenho inferior em tarefas de memória. Quando os carboidratos foram reintroduzidos as habilidades cognitivas voltaram ao normal.
A relação entre os caboidratos e o cérebro deve-se ao fato que o organismo decompõe os carboidratos em glicose, que é transportada para o cérebro através da corrente sanguínea e imediatamente utilizada pelas células nervosas para a energia. Reduzir o consumo de carboidratos deve, assim, reduzir a fonte de energia do cérebro. Portanto, os pesquisadores sugerem a hipótese de que dietas baixas em hidratos de carbono afetam as habilidades cognitivas.
O estudo incluiu 19 mulheres com idades entre 22-55 que foram autorizadas a escolher o plano de dieta que preferiam – uma dieta de baixo carboidrato ou de baixas calorias ou dieta equilibrada de macronutrientes recomendados pela American Dietetic Association. Nove mulheres optaram por uma dieta pobre em carboidratos e 10 a dieta de baixa caloria.
“Embora no estudo a amostra tenha sido de tamanho modesto, os resultados mostraram uma clara diferença no desempenho cognitivo em função da dieta”, diz Taylor, pesquisadora chefe.
Os 19 participantes completaram cinco sessões de testes que avaliaram as habilidades cognitivas, incluindo atenção, memória de longo prazo e de curto prazo, atenção visual e memória espacial. A primeira sessão foi realizada antes que os participantes começarem suas dietas, as próximas duas sessões durante a primeira semana da dieta, ao final ocorreram duas sessões em duas semanas e três semanas de dieta.
Pessoas com dietas com baixo teor de carboidratos mostraram um decréscimo gradual nas tarefas relacionadas com a memória em comparação com as pessoas com dietas de baixa caloria. O tempo de reação para aqueles pessoas na dieta de baixo nível de carboidratos era mais lenta e sua memória visuoespacial não era tão boa quanto aquelas na dieta de baixa caloria. No entanto, as pessoas na dieta de baixo nível de carboidratos realmente responderam melhor do que dietética de baixas calorias durante a tarefa de atenção. Os pesquisadores observam que estudos anteriores demonstraram que dietas ricas em proteínas e gorduras podem melhorar a atenção de uma pessoa, no curto prazo, o que é consistente com os resultados obtidos neste estudo.
Os participantes também foram questionados sobre seus níveis de fome e de humor durante cada sessão. A fome avaliação não variou entre os participantes em uma dieta low-carb (baixo carboidrato) e aqueles em uma dieta de baixa caloria. O humor só a diferença entre dieters foi a confusão, que foi maior para dieters de baixas calorias durante o meio do estudo.
“Embora este estudo apenas seguiu a dieta de participantes durante três semanas, os dados sugerem que as dietas podem afetar mais do que apenas o peso”, diz Taylor. ”O cérebro precisa de glicose para a energia e as dietas baixas em carboidratos podem ser prejudiciais ao aprendizado, memória e pensamento.
fonte: reabilitacaocognitiva.org.br

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Entendendo a atenção!!!

Se há uma grande certeza entre todos os estudantes, principalmente os universitários, é de que a atenção tem grande importância em nosso cotidiano. O que nem todos percebem, é que a atenção é necessária não somente para atividades que exigem grande esforço mental (por exemplo, situações de estudo), como também para as situações mais básicas do dia a dia. Isto se explica pelo fato de que nosso cérebro possui capacidade limitada para quantidade de material que pode processar simultaneamente; neste momento, a atenção surge como importante fator para selecionar o material a ser processado de acordo com nossos objetivos, sejam eles conscientes ou não. Um exemplo simples é de uma pessoa conversando com outra em um bar: existem vozes e diferentes sons chegando por todos os lados, além de estímulos olfativos e visuais, porém o indivíduo é capaz de focalizar apenas naquilo que lhe é importante naquele momento, que é a informação passada por seu colega. Não fosse a atenção, o cérebro deste indivíduo não seria capaz de assimilar e processar toda a imensidão de informações vindouras do ambiente, e entraria em colapso.

Uma das peculiaridades nem sempre conhecidas da atenção é o fato de ser uma função que flutua mesmo em um mesmo indivíduo, isto ocorrendo mesmo em pessoas com integridade de seu sistema atencional. Mais ainda, a atenção será sempre influenciada pela necessidade e pelo interesse na realização de uma tarefa: tarefas mais urgentes ou que envolvem núcleos de recompensa (tarefas prazerosas) serão sempre mais facilmente realizados com atenção.

Didaticamente, a atenção pode ser dividida em 4 tipos diferentes: 1) seletividade: capacidade que indivíduo tem em focar em um estímulo específico em detrimento de outros; 2) sustentação: capacidade de manter o foco em uma mesma atividade/estímulo por tempo mais prolongado; 3) alternância: capacidade de mudar o foco atentivo em diferentes estímulos diferentes; 4) divisão: capacidade de focar em dois contextos distintos simultaneamente. Deve-se ressaltar que este último aspecto é considerado como válido apenas quando o indivíduo em questão presta atenção a estímulos processados por vias sensoriais distintas (auditiva e visual, por exemplo).

Déficits de atenção podem ser de difícil identificação e podem ter diferentes causas, uma vez que a atenção é uma das funções mais suscetíveis a influência de fatores externos. Dentre os fatores que influenciam a atenção e estão fortemente presentes em nosso cotidiano, podemos citar cansaço, sonolência, uso de substâncias psicoativas ou derivados etílicos, altos níveis de ansiedade, sintomas depressivos, entre outros. Por isso, a avaliação desta função deve contemplar anamnese detalhada, uso de testes formais que devem ser complementados por avaliação qualitativa (exame informal do paciente).
fonte: CNA - centro de neuropsicologia aplicada

quinta-feira, 1 de abril de 2010

PRINCÍPIOS DA TERAPIA COGNITIVA-COMPORTAMENTAL - TCC

Esse texto elaborei pelo livro de Aaron Beck para tentar explicar para os pacientes o que é a terapia cognitiva comportamental (TCC), dizendo no que ela se baseia, qual a sua importância e seus conceitos!!!
bjosss e ótimo feriado!!!


PRINCÍPIOS DA TERAPIA COGNITIVA-COMPORTAMENTAL - TCC

1- É uma terapia que se baseia em uma formulação em contínuo desenvolvido do paciente/cliente e de seus problemas em termos cognitivos (pensamentos). Na terapia ocorre a identificação dos pensamentos e seus comportamentos disfuncionais;

2- A TCC requer uma aliança terapêutica segura, que envolve cordialidade,
empatia, atenção, respeito genuíno e competência;

3- É uma terapia que enfatiza colaboração e participação ativa do paciente/cliente e terapeuta;

4- É uma terapia orientada em metas e focalizada em problemas;

5- Inicialmente enfatiza o presente, iniciando a terapia com um exame do aqui-agora. A atenção volta ao passado em três circunstância: quando o paciente expressa vontade, quando o trabalho nos problemas atuais não conduzem a nenhuma mudança cognitiva ou quando o terapeuta julga importante;

6- A TCC é educativa, visa ensinar o paciente/cliente a ser seu próprio terapeuta e enfatiza prevenção de recaída;

07- É uma terapia que visa um tempo limitado, na maioria dos casos;

08- É um tipo de terapia estruturada, em cada sessão há uma estrutura a ser seguida;

09- A TCC ensina os pacientes a identificar, avaliar e responder a seus pensamentos e crenças disfuncionais;

10- É uma terapia que utiliza uma variedade de técnicas para mudar o pensamento, humor e comportamento.

Esses princípios básicos se aplicam a todos os pacientes, porém varia de acordo com cada indivíduo como a natureza de suas dificuldades, suas metas, suas habilidades de formar vínculo terapêutico forte, sua motivação para mudar, sua experiência prévia com terapia e suas preferências no tratamento.
Lembre-se - VOCÊ É FRUTO DAS SUAS ESCOLHAS, COMO DIZIA SARTRE... SÓ QUE MAIS QUE ISSO, VOCÊ É FRUTO DOS SEUS PENSAMENTOS... IMPORTE-SE COM A SUA PRÓPRIA OPINIÃO E NÃO COM QUE VOCÊ ACHA QUE OS OUTROS ACHAM DE VOCÊ!!!