sexta-feira, 20 de novembro de 2009

DISTÚRBIOS DE SOCIABILIDADE

AUTOR: Francisco B. Assumpção Jr.



A sociabilidade é a esfera de comportamento mais facilmente observável na criança quando alterada. Isso porque ela é o aspecto que mais prestamos atenção uma vez que envolve o contato de nossos filhos conosco e com o mundo circunjacente, abrangendo aspectos de comunicação e adaptabilidade.
Aos 6 anos de idade uma criança não somente já apresenta socialização comunal ( brinca e se relaciona com irmãos,, amigos, parentes e demais pessoas próximas), como esse relacionamento já é bastante sofisticado. Isso porque ao redor dos 7 anos ela já se agrupa com outras crianças constituindo verdadeiras sociedades com regras próprias e padrões definidos de relacionamento que vão auxiliá-la na construção de sua personalidade e de seu mundo ( você lembra do “Clube do Bolinha? Ele era organizado, com valores próprios diferentes dos do adulto e com regras bastante definidas).
A alteração desse padrão mostra que alguma coisa não vai bem com essa criança. Podemos ter uma série de problemas que podem estar afetando esses relacionamentos e essa interação com o mundo.
É muito difícil se precisar que tipo de problemas uma vez que podem ir desde uma mera questão de timidez ou de baixa auto-estima, até problemas psiquiátricos mais severos.
De qualquer maneira, quando a sociabilidade se encontra afetada da maneira como a descrita, podemos imaginar que a criança, ou o adolescente, precise de um auxílio especializado pois para que desenvolva melhor e possa adaptar-se ao mundo adulto posteriormente, terá, obrigatoriamente, que aprender ( e conseguir) se relacionar com seu ambiente).
Assim, uma consulta com um psiquiatra é importante para que se estabeleça o porque dessa alteração e se determe o tratamento mais adequado, de acordo com o problema e a idade da pessoa em questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário