terça-feira, 10 de novembro de 2009

O QUE É NEUROPSICOLOGIA

Como o próprio nome do Blog diz, e este é o principal assunto que vamos abordar aqui... pensamos... o que é NEUROPSICOLOGIA?
A Neuropsicologia é uma área específica da Psicologia que estuda a relação entre o cérebro e o comportamento humano. Sua criação se deu entre duas vertentes: a psicologia científica, que estuda o comportamento humano, as estruturas funcionais responsáveis pelas atividades mentais superiores, o movimento e a ação; e a neurologia, que estuda as alterações comportamentais causadas por lesões cerebrais. De acordo com o Conselho Federal de Psicologia, o neuropsicólogo é o profissional que atua no diagnóstico, no acompanhamento, no tratamento e na pesquisa da cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento sob o enfoque da relação entre estes aspectos e o funcionamento cerebral.
O especialista em neuropsicologia, pode ser aquele profissional que cursou a especialização em uma universidade que já possa emitir o titulo de especialista pelo conselho, ou ter cursado uma especializaçao que não dê diretamente o titulo, mas que de o certificado e a aptidão para trabalhar, para que depois esse profissional possa tentar a prova do Conselho Federal de Psicologia que acontece de 5 em 5 anos!!(eu acho)
Para maiores informações consulte o site da do CFP - www.pol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário